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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465
Resumen
FRUCHI, André José; CALDERON, Adolfo-Ignacio; SALCEDA, Josefina Patiño y BUSTOS, Margarita Figueroa. Dos doutorados acadêmicos aos doutorados profissionais: análise comparativa de experiências na Ibero-América. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2024, vol.32, n.122, e0243959. Epub 01-Mar-2024. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/s0104-40362024003203959.
Os Doutorados Profissionais (DP) como modelo de formação doutoral, paralelo e independente dos tradicionais Doutorados Acadêmicos, começaram a se expandir ao longo dos anos 1990 por países do mundo anglo-saxão, ecoando timidamente nos países ibero-americanos. Este artigo realizou um estudo comparativo entre os DP do Brasil e México, únicos países da região ibero-americana que criaram DP em seus sistemas educacionais, visando analisar suas convergências, divergências e especificidades. É um estudo de natureza exploratória, analítico-descritiva, bibliográfica e documental. Entre outras importantes constatações, destaca-se que diferentemente das normatizações mexicanas que relacionam os DP especificamente com a melhoria da prática profissional dos doutorandos, no Brasil, prevalece uma concepção mais ampla direcionada ao aumento da produtividade das empresas e organizações públicas e privadas, à transferência tecnológica e à produção de conhecimentos inovadores.
Palabras clave : Doutorado Profissional; Doutorado Acadêmico; Universidade de Classe Mundial; Brasil; México.