Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194
Resumen
KNIGHT, Jane. ENTENDENDO E APLICANDO OS ELEMENTOS-CHAVE DA DIPLOMACIA DO CONHECIMENTO: O PAPEL DA EDUCAçÃO SUPERIOR INTERNACIONAL, PESQUISA E INOVAçÃO NAS RELAçÕES INTERNACIONAIS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.19-35. Epub 01-Mayo-2024. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p19-35.
Poucos questionariam o cenário desafiador da educação superior internacional, pesquisa e inovação (international higher education, research and innovation, IHERI) ou a crescente complexidade e interconectividade das relações entre os países. Contudo, paradoxalmente, há uma ausência de pesquisas sobre a intercessão destes dois fenômenos em evolução. Este artigo pretende abordar este tema, propondo o conceito de diplomacia do conhecimento ao invés do de soft power para entender o papel da IHERI na construção de relações baseadas em colaboração, reciprocidade e mutualidade de benefícios. Uma definição e um quadro conceitual da diplomacia do conhecimento são propostos e detalhados. Três iniciativas de IHERI- a Pan African University, a German Jordanian University e RENKEI - uma rede de pesquisa entre universidades japonesas e do Reino Unido - são examinadas para ilustrar como elementos e princípios fundamentais do quadro da diplomacia do conhecimento podem ser aplicados. O artigo finaliza questionando o futuro da diplomacia do conhecimento e a necessidade de outras pesquisas.
Palabras clave : educação superior internacional; inovação; diplomacia do conhecimento; reciprocidade; parceria; pesquisa; soft power.