SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número73INTERNACIONALIZACIÓN DE LOS POSGRADOS EN BRASIL: EL PROGRAMA CAPES PRINT (2018-2022)PRÁCTICAS LOCALES DE INTERNACIONALIZACIÓN: GESTIÓN FINANCIERA Y SOCIOPOLÍTICA DEL PROGRAMA CAPES-PRINT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

PRATA-LINHARES, Martha Maria; BOTELHO, Daniele Campos  y  TRISTAO, Isadora Maria Oliveira. NEM LÁ NEM CÁ: NA ENCRUZILHADA DAS INTERNACIONALIZAçÕES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.108-123.  Epub 01-Mayo-2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p108-123.

Este artigo aborda as políticas de internacionalização na formação docente no Brasil, examinando programas de cooperação internacional. Ele debate perspectivas adotadas na internacionalização da educação no contexto brasileiro, destacando a necessidade de equilibrar abordagens econômicas e socioculturais. Com isso, questiona a influência de organismos internacionais, como o Banco Mundial, e aponta a falta de editais de internacionalização com países sul-americanos, em contraste com as iniciativas regionais do Mercosul. Nas considerações finais são oferecidas sugestões para futuros debates, enfatizando a importância de fortalecer tanto as relações entre países sul-sul quanto as relações norte-sul, e destacando a formação para a cidadania global e o respeito à diversidade e ao multiculturalismo.

Palabras clave : Formação de professores; Política da educação; Integração educativa internacional; Internacionalização da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )