Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
BORGES, Clayton Cesar de Oliveira y NEIRA, Marcos Garcia. Relatar a si mesmo: fragmentos da constituição de subjetividades aletúrgicas no campo educacional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280062. Epub 12-Jul-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280062.
O presente artigo devota-se a examinar as relações entre sujeito e verdade mediadas por tecnologias pedagógicas de governo do eu. Na esteira de tal horizonte e adotando o gesto arquivístico e a atitude crítica foucaultiana como leitmotiv analítico, delineiam-se inicialmente alguns traços histórico-discursivos da constituição de registros das ações didáticas na esfera educacional. Em seguida, tomando como fio condutor a noção de aleturgia — desenvolvida por Foucault no curso Do governo dos vivos — e a partir da analítica de relatos de experiências didáticas de uma pedagogia do presente em particular, busca-se sustentar a ideia de que os sujeitos docentes afiliados à pedagogia em pauta estão vinculados a uma forma aletúrgica, tornando-se governáveis precisamente em função desse engajamento com a verdade, legitimando-a em si mesmos e por si mesmos.
Palabras clave : verdade e subjetividade; registros das ações didáticas; relato de si; aleturgia.