Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
FERREIRA, Marco Paulo Maia. Conceções e práticas de ensino-aprendizagem: desenvolvimento de quatro dimensões com relevância teórica e empírica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280065. Epub 12-Jul-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280065.
Em Portugal, não existem instrumentos com qualidades métricas confirmadas que relacionem as conceções de ensino-aprendizagem com as práticas pedagógicas. Nesse sentido, elaborou-se um questionário sobre conceções e práticas de ensino-aprendizagem. A validade de conteúdo foi efetuada por dez peritos e o questionário foi aplicado a 294 professores dos ensinos básico e secundário com variáveis demográficas diversificadas. A fiabilidade foi confirmada pela consistência interna e estabilidade temporal (teste-reteste), e uma análise fatorial exploratória revelou quatro fatores/dimensões que explicam 54,4% da variância total. As quatro dimensões enfatizam dois tipos de conceção de ensino-aprendizagem, uma mais compreensiva e colaborativa e outra mais sistemática e convencional; e dois tipos de práticas pedagógicas, uma mais inclusiva e outra mais conservadora. A relação entre conceções e práticas de ensino-aprendizagem destacada pelo questionário pode contribuir para ajustar processos de formação dos professores.
Palabras clave : conceções de ensino-aprendizagem; práticas pedagógicas; validade de conteúdo; análise fatorial; formação de professores.