Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
RASCO, José Félix Angulo y PANTOJA, Silvia Redon. UM CURRÍCULO CONSTITUENTE PARA O CHILE. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280076. Epub 02-Ago-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280076.
Este artigo discute o conceito de currículo sob dois aspectos: a teoria do Currículo Itinerante e a proposta que fazemos neste ensaio sobre um Currículo Constituinte. Começamos a discussão colocando o currículo no contexto atual da política curricular do Chile. A seguir, explicamos o significado do Currículo Itinerante como um possível arcabouço para um currículo constituinte, desmontando a ortodoxia epistemológica e discursiva com a qual o cânone curricular é alimentado e sustentado. Em seguida, paramos na descrição da revolta popular iniciada no fim de outubro de 2019 no Chile e do processo constituinte a que deu origem, vinculando-o à tradição dos movimentos constituintes da história do Chile, que enfrentou o poder constituído, e ao poder instituinte soberano. Dessas referências e tradições colocamos a necessidade e importância de apoiar a ideia de um Currículo Constituinte como exemplo de um Currículo Itinerante.
Palabras clave : currículo; política de currículo; currículo itinerante; processo constituinte; Chile.