Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
FIGUEROA, Laura Luna; SILVA-PENA, Ilich; NAVARRETE, María Loreto Castro y JULIO, Martin Bascopé. PESQUISANDO O CONHECIMENTO DA FAMÍLIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE RECONHECIMENTO E CONVIVÊNCIA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280093. Epub 09-Oct-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280093.
Este artigo examina as potencialidades pedagógicas do enfoque dos fundos de conhecimento (funds of knowledge) para abordar a diversidade cultural na aula. O texto analisa os resultados do projeto realizado em um contexto escolar social e etnicamente diverso do sul do Chile e é baseado em uma estratégia pedagógica de indagação de meninos e meninas em seus próprios “saberes familiares”. As entrevistas grupais realizadas com estudantes e a docente mostram o impacto positivo da estratégia. As e os estudantes conheceram e valoraram os saberes dos seus contextos familiares estreitando os vínculos com sua família. Também puderam se aproximar das realidades de seus companheiros e companheiros, dando lugar a outro tipo de relação no interior da sala aula, o que favorece a convivência. Argumenta-se sobre o potencial dos fundos de conhecimento como uma proposta pedagógica para a educação intercultural na América Latina.
Palabras clave : pedagogia intercultural; educação inclusiva; fundos de conhecimento; Chile.