SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Ensino de Comportamentos Pré-Requisito do Empatizar para Crianças Autistas: uma Revisão de Escopo“UM ESTRANHO NO NINHO”: TENSÕES E CONTRADIÇÕES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA CONFRONTADAS PELA PRESENÇA DE ESTUDANTES COM TEA EM SALAS DE AULA COMUNS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

PIRES, Samia Marcia Araujo Monteiro et al. Impactos do TDAH à Adolescência: Revisão Sistemática de Literatura. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0174.  Epub 14-Abr-2024. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0174.

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por níveis prejudiciais de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. Foram investigados resultados obtidos em pesquisas sobre impactos do TDAH ao adolescente e foi utilizada a recomendação PRISMA 2020. As bases de dados consultadas foram: APA PsycNet, Lilacs, Medline, PubMed Central, Scorpus, SciELO, a partir dos seguintes descritores: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, TDAH, Attention Deficit Hyperactivity Disorder, ADHD e Adolescente, Adolescentes, Adolescência, Adolescent, Teenager e Adolescence. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados em periódicos entre janeiro de 2001 e janeiro de 2021, em português e inglês, completos e disponíveis online, estudos empíricos, revisados por pares, terem adolescentes como participantes e apresentarem no título, resumo ou corpo do texto os descritores referidos. Os dados foram tratados e organizados conforme check list (recomendação PRISMA 2020). Análises estatísticas descritivas foram realizadas com o Excel 2019. Para apresentar os resultados, utilizaram-se o fluxograma PRISMA, quadro e figuras. Incluíram-se 68 artigos que apontaram variedade de impactos negativos ao desenvolvimento do adolescente nas áreas sociais/relacionais, comportamentais, biológicas, neurológicas, cognitivas, psicológicas e psicopatológicas. Possível limitação desta revisão pode ser a não inclusão de artigos em outros idiomas, além do inglês e português. Os resultados sugerem multidimensionalidade dos impactos do TDAH ao adolescente, requerendo abordagem pluridimensional para evitar cronicidade, reduzindo seus efeitos ao desenvolvimento.

Palabras clave : Adolescência; Desenvolvimento; Impactos negativos; TDAH.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )