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Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
FERNANDES, Carlos Jorge da Silva Correia; PEREIRA, Bruno Michael da Silva y FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Representações artísticas e científicas: os Átomos de Hilma af Klint. Ciência educ. [online]. 2023, vol.29, e23054. Epub 06-Nov-2023. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320230054.
Este artigo analisou pinturas da série Átomos, de 1917, da artista sueca Hilma af Klint em termos das representações artísticas e científicas. Metodologicamente, apoiou-se em princípios da gramática do design visual. A discussão se ancorou na psicologia da arte e nos perfis conceituais sobre átomos. As representações artísticas dos Átomos de Klint demonstram complexidade e diversidade conceitual, incluindo visões sobre a natureza contínua e particulada da matéria, característica dual das partículas, interconversão energia-matéria, princípio da incerteza, níveis de energia e o éter como parte constituinte da matéria. As características artísticas se interconectam e produzem uma coexistência das zonas de perfis conceituais sensorialista, clássico e quântico, sendo o substancialista menos observado. As aproximações entre as aquarelas e as concepções científicas de átomos a partir da análise semiótica fornecem possibilidades de mediação artística, científica e histórico-social, podendo-se explorar a rota genética do desenvolvimento conceitual do átomo, comparando-se e contrapondo-se as representações.
Palabras clave : Arte e educação; Pinturas; Semiótica social; Psicologia da arte; Perfil conceitual; Átomos.