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Educação, Formação e Tecnologias
versión On-line ISSN 1646-933X
Resumen
MARIALVA, Wolgram de Almeida y SILVA, Maria da Graça Moreira da. Comunidade de práticas no contexto educacional: estudo de caso da Plataforma 2.0. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp.10-20. ISSN 1646-933X. https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n22016010600010.
Este artigo reflete sobre construção de uma Comunidade de Prática na educação em um ambiente institucional - uma rede pública de ensino. Com abordagem qualitativa, analisa a implantação da comunidade colaborativa de aprendizagem Professor 2.0 na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - Brasil, que congrega 150 mil educadores. Debate as contribuições das comunidades de prática ao contexto educacional, estabelecendo relações entre o planejamento, a reflexão sobre práticas pedagógicas, o compartilhamento com os pares e a ressignificação da prática dos professores. A pesquisa aponta o potencial da comunidade para a ampliação e a ressignificação da prática pedagógica no seu cotidiano, desenvolvendo uma comunidade aprendente, destacando-se a adesão voluntária e a mediação da comunidade como elementos fulcrais para sua constituição.
Palabras clave : Comunidades de Prática; Formação de Educadores; Novas Tecnologias na Educação.