Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
MEIRA, Flávia Paola Félix y OLIVEIRA, Julvan Moreira de. Nossa Raiva como Dispositivo de Contracolonização dos Currículos:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1464-1483. Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1464-1483.
Este trabalho tem como objetivo dialogar com as histórias, os traumas e as alegrias que impulsionam o processo de pesquisa de mulheres negras e que figuram em seus trabalhos acadêmicos, cujo propósito era o de investigar como ocorreu a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER) nos cursos de Pedagogia. A partir das perspectivas decolonial e pós-colonial, realizamos uma análise pormenorizada de dez produções. Identificamos como o racismo experimentado por essas mulheres, bem como alguns marcadores africanos, fizeram-se presentes em suas trajetórias, pavimentando um desejo de compreender como se consolida um currículo de formação de professores e como o tema das relações étnico-raciais permeia o território acadêmico.
Palabras clave : contracolonização; diretrizes curriculares nacionais; educação das relações étnico- raciais; currículo; mulheres negras.