Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
KREUZ, Kelly Karine y LEITE, Fabiane de Andrade. Compreensões de professores de ciências acerca de currículo:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1750-1776. Epub 30-Ene-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1750-1776.
O presente estudo teve como objetivo identificar compreensões acerca de currículo expressas por professores da área de Ciências da Natureza no Brasil. A pesquisa realizada é do tipo estudo de caso sob natureza qualitativa, em que foram analisados discursos de professores em atividade em uma escola pública do interior do estado do Rio Grande do Sul. Identificou-se as categorias: compreensão conteudista-ingênuo sobre currículo escolar, compreensão curricular sob a perspectiva conteudista-crítica e currículo escolar sob uma compreensão crítico-reflexiva. Destacamos que os professores da área de Ciências da Natureza evidenciam de forma mais recorrente uma compreensão conteudista-crítica. As compreensões indicam que os discursos curriculares se recontextualizam nos espaços escolares e ampliam o distanciamento do que é proposto em orientações curriculares brasileiras e o que é realizado em contexto da Educação Básica.
Palabras clave : ensino de ciências; educação básica; conteudista-crítico.