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Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
AGUIRRE, María Cristina Useche et al. Vinculando-se à sociedade a partir de uma perspectiva de gênero: um estudo no escola superior equatoriano. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19241. Epub 24-Mayo-2022. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19241.043.
O objetivo deste trabalho foi descrever as ações de ligação com a sociedade ou extensão a partir de uma perspectiva de gênero, empreendidas pela Universidade Católica de Cuenca, no ambiente da Covid-19. A partir de uma pesquisa empírica e analítica, o método do estudo de caso foi aplicado com técnicas quantitativas e qualitativas baseadas na análise bibliográfica de registros e de relatórios institucionais, coleta de dados por meio de um questionário estruturado com Escala Likert e uma entrevista aprofundada. Os resultados mostram que a instituição realiza atividades para divulgar e promover a abordagem de gênero; no entanto, existe uma falta de conhecimento dentro da comunidade universitária, mesmo em oposição às respostas predominantemente favoráveis. Da mesma forma, foi identificado o protagonismo de projetos nas áreas sociais e de cuidado, nos quais não há evidência de representação feminina, embora haja reconhecimento. Esse panorama é acentuado pela ausência de mecanismos de acompanhamento e de controle nas atividades de vinculação que se referem à igualdade de gênero, ratificando que a universidade requer um sistema de indicadores que permita fortalecer e orientar os esforços e os recursos institucionais.
Palabras clave : Gênero; Relação com a sociedade; Ensino Superior.