Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
NEVES, Isabel Pestana. Articulando a Educação Científica com a Sociologia de Educação: o contributo significativo de Ana Maria Morais. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21795. Epub 10-Mayo-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21795.027.
Este artigo tem como objetivo prestar um tributo a Ana Maria Morais, coordenadora do Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) que integrou a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Nesta homenagem pretende-se destacar o seu legado académico, de grande mérito profissional e de enorme rigor intelectual, com uma vasta obra nos campos do ensino das ciências e da sociologia da educação. Salienta-se o seu papel crucial no desenvolvimento de uma investigação pioneira centrada na interação entre o ensino das ciências e a sociologia da educação, tendo como suporte conceptual a teoria do sociólogo inglês Basil Bernstein. Refere-se ainda o seu importante papel como uma das vozes marcantes pela defesa de um ensino das ciências centrado na qualidade e rigor científico e de uma educação conceptualmente exigente para todos os alunos.
Palabras clave : Sociologia da Educação; Educação Científica; Ana Maria Morais.