Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
TOZETTO, Susana Soares y DOMINGUES, Thaiane de Góis. A formação continuada padronizada do professor: uma análise do Projeto da SEED-Paraná. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21589. Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21589.054.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o projeto de formação continuada da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR). Seu objetivo é elencar as características dos projetos formativos disponibilizados no site da Secretaria e estabelecer relações entre a formação e as (im)possibilidades de desenvolvimento e valorização docente. A pesquisa documental foi realizada no site da rede pública de ensino paranaense no ano de 2022. Conclui-se que os materiais e os conteúdos disponibilizados concretizam a padronização da formação docente por meio de plataformas digitais e de estratégias dos conteúdos formativos no Paraná. As evidências deflagram a precarização da formação continuada e sua desconexão com o desenvolvimento profissional e a valorização docente. Embora a formação continuada integre o desenvolvimento profissional, quando ela assume uma perspectiva padronizada e transmissiva, a conotação que se dá ao processo formativo docente se distancia da possibilidade de estudo e reflexão por parte dos professores.
Palabras clave : Formação continuada; Políticas de formação docente; Valorização docente.