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Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
SILVA, Patrícia Christine; RODRIGUES, Ana Valente y VICENTE, Paulo Nuno. Práticas de Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: uma análise dos relatórios da Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21358. Epub 11-Ago-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21358.062.
Em 2015, iniciou-se a implementação do acompanhamento e da avaliação sistemática, por parte da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), das práticas dos professores no âmbito do Ensino Experimental das Ciências em Portugal, daí resultando vários relatórios. O presente estudo visa identificar essas práticas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), através da análise de conteúdo desses documentos. Os resultados evidenciaram que pelo menos metade dos professores observados e inquiridos realizaram atividades práticas de ensino de Ciência, mas fazem-no com pouca frequência. Acresce ainda notar que as atividades realizadas de modo sistemático são implementadas de forma descontextualizada, sem o envolvimento ativo das crianças e pouco centradas na promoção de competências científicas. Constatou-se ainda que a avaliação das aprendizagens nestas atividades é pouco transparente, focada nos conhecimentos e que carece de uma monitorização das aprendizagens mais sistemática, suportada nos instrumentos de registo que contemplem também capacidades e atitudes e valores.
Palabras clave : Ensino Experimental das Ciências; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Relatórios da IGEC.