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Linhas Críticas
versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
SAES, Décio Azevedo Marques de. Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil. Linhas Críticas [online]. 2006, vol.12, n.22, pp.23-39. ISSN 1981-0431.
O objetivo do texto é investigar as razões históricas da defasagem entre duas dimensões do processo de concretização do direito à educação no Brasil: a efetivação do direito universal de entrada no sistema escolar e a realização integral do direito de saída do sistema escolar. A conclusão deste estudo é a de que a classe média é o principal agente da instauração e do desenvolvimento do direito à educação no Brasil; e, como as aspirações dessa classe social são socialmente limitadas, são conseqüentemente reduzidas as possibilidades de realização integral do direito universal à educação na sociedade brasileira, enquanto esta estiver conformada ao modelo sócio-econômico capitalista.
Palabras clave : Educação; Direito; Trajetória; Estratégia; Classe Média; Fracasso Escolar.