Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
DRAGO, Rogério y PINEL, Hiran. Alunos com síndrome rara na escola comum: um olhar fenomenológico-existencial. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.43, pp.605-627. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.5965/15164896v20n432014605.
Tem como objetivo principal entender como sujeitos que apresentam uma síndrome rara são vistos-existenciados pelos outros seres que os rodeiam. Para tanto, caracterizamos algumas síndromes raras que se fazem presentes nas escolas de ensino comum; uma breve discussão acerca da inclusão, escolarização e práticas pedagógicas desenvolvidas com sujeitos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento no contexto da escola comum. Por fim são apresentadas algumas discussões acerca da fenomenologiaexistencial, que conduziu o estudo, bem como a discussão dos dados coletados numa pesquisa de campo com foco numa criança com uma síndrome rara em processo de inclusão escolar
Palabras clave : Inclusão Escolar; Síndromes Raras; Fenomenologiaexistencial.