Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
SANTOS, José Deribaldo Gomes dos; RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos y CORREIO, Thiago Chaves Sabino. A ambivalência da técnica e da tecnologia na profissionalização do ensino médio. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.50, pp.9-27. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.2017/lcv23n50.009.
A proposta do artigo consiste em situar o papel da técnica e da tecnologia dentro da chamada “era tecnológica”, discutindo as facetas atribuídas a essas categorias. A apropriação desses conceitos permite uma abordagem mais consistente da profissionalização do ensino médio, que ocorre de forma cada vez mais precoce. Encerramos esta comunicação com a discussão sobre a dualidade educativa que a profissionalização do ensino médio encobre e que tem se consolidado nas esferas profissional e propedêutica, pública e privada.
Palabras clave : Técnica; Tecnologia; Educação Profissional; Ensino Médio.