Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
CEDRO, Wellington Lima; MORETTI, Vanessa Dias y MORAES, Sílvia Pereira Gonzaga de. Desdobramentos da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino e para a investigação sobre a atividade pedagógica. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e21851. Epub 13-Feb-2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.21851.
Este texto tem como objetivo discutir os desdobramentos do conceito de Atividade Orientadora de ensino (AOE) para a organização do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas educacionais. Para tanto, foi realizada uma investigação de caráter documental em que se analisa dezenove teses de doutorado produzidas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe), no período de 2003 a 2016. Assim, a análise mostra como a AOE estava inicialmente, ligada à organização do ensino, e que, posteriormente, ela passa a ser compreendida, também, como instrumento teórico-metodológico para o desenvolvimento das pesquisas em educação, a qual tem como objeto a atividade pedagógica.
Palabras clave : Atividade orientadora de ensino; Organização do ensino; Pesquisa educacional.