Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
GOBBATO, Carolina y BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Bebês no coletivo da creche: Encontros e provocações redimensionando o fazer pedagógico. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e22358. Epub 28-Ago-2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.22358.
A partir da problematização do (des)lugar dos bebês na creche, o artigo tem como objetivo discutir como a presença de um grupo de berçário nos espaços de uso comum de uma escola de educação infantil do RS pode implicar redimensionamentos pedagógicos. As análises revelaram que as ações e relações dos bebês nos diferentes espaços da creche dão visibilidade à ação pedagógica e trazem provocações acerca do modo como a escola está organizada. Considera-se que habitar espaços coletivos da creche amplia e complexifica as aprendizagens dos bebês, fomentando pedagogias que acolham as suas especificidades.
Palabras clave : Educação infantil; Creche; Bebês; Espaços.