Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
FERNANDEZ DIAZ, Hamlet. Abordaje Triangular. Estudio crítico. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23379. Epub 25-Nov-2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23379.
O trabalho apresenta considerações críticas sobre a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Como introdução, sintetizam-se os problemas específicos enfrentados pela educação artística no Brasil na década de 1980, em resposta aos quais a pesquisadora propõe sua concepção de arte-educação. No corpo do trabalho, os principais aspectos conceituais da Abordagem Triangular são analisados. Especial ênfase é colocada na noção de contextualização, problematizando-se sua pertinência como ação didática externa ao processo global de leitura/compreensão das obras de arte. Finalmente, a abordagem pedagógica de Barbosa é caraterizada sobre o pano de fundo das concepções pós-modernas do ensino das artes visuais.
Palabras clave : Abordagem triangular; Arte-educação pós-moderna; Artes visuais; Leitura da obra de arte; Teoria da recepção.