Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
LEMOS, Guilherme Augusto Rezende y MACEDO, Elizabeth Fernandes de. A incalibrável competência socioemocional. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e24582. Epub 10-Jul-2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24582.
Neste texto, os autores discutem a noção de competência socioemocional à luz da ideia, construída com Derrida, de que a educação é uma resposta ao chamado da alteridade. Partindo d BNCC e de documentos políticos exarados por organismos multilaterais – como OCDE e ONU/Banco Mundial –, os autores argumentam que está em curso uma atualização de uma retórica que submete a educação à linguagem econômica e a modelos sistêmicos. Trazendo o exemplo de projeto em desenvolvimento junto a professores de redes de ensino em quatro cidades brasileiras, os autores defendem a necessidade e a urgência de políticas públicas situadas, centradas na experiência escolar e nas interrelações que aí ocorrem.
Palabras clave : Currículo; Políticas públicas; Neoliberalismo; Competência socioemocional.