Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
SA, Ivone y SOUSA-PEREIRA, Fátima. Práticas curriculares e de avaliação da aprendizagem: Contributos para a melhoria. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23797. Epub 10-Jul-2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23797.
Neste artigo apresenta-se um estudo impulsionado pelo Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e pelos resultados da Avaliação Externa das Escolas, que pretendeu identificar práticas curriculares e de avaliação da aprendizagem nas disciplinas de matemática, ciências naturais e físico-química num agrupamento de escolas do norte de Portugal. Para o efeito, recorreu-se a um questionário para a coleta de dados junto de professores (n=14) e estudantes do 3º ciclo do ensino básico (n=238). Os resultados evidenciam a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas e didáticas consentâneas com um paradigma formativo centrado na aprendizagem que promova o envolvimento ativo dos estudantes nesse processo.
Palabras clave : Práticas Curriculares; Avaliação da Aprendizagem; Melhoria Educacional; Sucesso Educativo.