SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Racionalidad tecnológica y educación del cuerpo de niños en tiempos de pandemia¿De invisibilidad a estigmatización? Sociología del adultismo en tiempos de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PRAZERES, Michelle; GIL, Carolina  y  LUZ-CARVALHO, Tatiana. Do presencial ao remoto emergencial: trânsitos da educação infantil na pandemia. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e36262.  Epub 19-Mayo-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36262.

Este artigo tem como objetivo lançar um olhar para o trânsito da escola de educação infantil para o modo remoto emergencial em função da pandemia de Covid-19. Partindo da compreensão de que esta condição não pode ser considerada educação infantil em sua integralidade, analisaram-se os usos de recursos tecnológicos e as estratégias adotadas por escolas a partir de discussão teórica e entrevistas com gestoras. A solução circunstancial remota buscou garantir a manutenção de vínculos afetivos e da escola como projeto, além de conexões com a cultura e o conhecimento. A análise revelou possibilidades e limites da relação com as tecnologias e iluminou aspectos das relações entre escola e famílias.

Palabras clave : Educação infantil; Pandemia; Tecnologias; Cultura digital; Ensino remoto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )