Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
GODOI, Marcos et al. Professores de educação física como experts adaptativos e a busca da inovação. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36668. Epub 08-Abr-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36668.
Este estudo tem como objetivo descrever e analisar as trajetórias de formação e as práticas pedagógicas declaradas de professores de educação física que buscam inovar em suas aulas. Este é um estudo multicasos e biográfico, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Dentre os resultados, pode-se destacar as seguintes inovações nas aulas: diversificação de conteúdos e estratégias metodológicas, a inserção de badminton e a criação de turmas de treinamento, a utilização de videogame e a criação de uma sala de jogos na escola. Ao longo de suas trajetórias profissionais, estes docentes buscaram expandir seus conhecimentos e competências, agindo como experts adaptativos.
Palabras clave : Educação física; Professores; Formação de professores; Prática pedagógica; Inovação.