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Linhas Críticas
versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431
Resumen
NUNES, Mário Luiz Ferrari y SANTOS, Barbara Cristina Aparecida dos. Da impossibilidade do flanar à potencialidade do vadiar: etnografia e Currículo Cultural. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38933. Epub 26-Oct-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc27202138933.
Nos últimos anos, a etnografia afirmou-se como ferramenta importante para as pesquisas em educação e a figura do flâneur, apresentada pelo poeta Charles Baudelaire, destacou-se como metáfora para o etnógrafo. Por entendermos que esta figura não se coaduna com nosso contexto, neste ensaio propomos a vadiagem enquanto representação para a postura etnográfica das pesquisas acadêmicas em educação, em especial para o Currículo Cultural da Educação Física, por este tomá-la como parte constitutiva da ação pedagógica. Advogamos que as figuras do vadio e da vadia estão de acordo com os desafios sociais, políticos e culturais que enfrentam a educação (física) destes tempos.
Palabras clave : Etnografia; Educação Física; Vadiagem.