Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
LUCK, Esther Hermes. Educação a distância: contrapondo críticas, tecendo argumentos. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.03, pp.258-267. ISSN 1981-2582.
Este artigo toma a produção teórica de alguns autores referenciais, para desenvolver questionamentos acerca das críticas atualmente formuladas à Educação a Distância. Considera que as novas tecnologias da Educação provocam reações diversas e contraditórias, que vão do otimismo exacerbado ao questionamento radical. Estas posturas revelam os aspectos político-ideológicos que subjazem aos posicionamentos críticos. Apresenta a questão da formação docente como o foco central do debate e o uso reflexivo e pedagógico das novas ferramentas tecnológicas como um dos fatores prioritários para a criação de processos capazes de responder às necessidades e desafios que se impõem na sociedade do conhecimento.
Palabras clave : Educação a Distância; Uso Crítico das Tecnologias; Formação Docente.