Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
OVANDO, Martha N.. Líderes instrucionais e sua capacidade de fornecer feedback construtivo aos professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.260-269. ISSN 1981-2582.
O objetivo da presente pesquisa-ação foi valorizar a capacidade de liderança instrucional de candidatos a líderes escolares, através de uma experiência prática de aprendizado. Os participantes observaram aulas, coletaram dados baseados na sala de aula, prepararam e deram feedback construtivo por escrito aos professores. Achados sugerem que candidatos a líderes escolares precisam desenvolver uma base de conhecimentos relacionada à instrução de qualidade. Os professores reagem positivamente e apreciam o feedback oferecido. O feedback construtivo tem o potencial de guiar o desenvolvimento profissional dos professores. Os candidatos a líderes instrucionais devem agir profissionalmente ao darem feedback e as escolas devem estabelecer um sistema para dar feedback construtivo, eficazmente, aos professores, de modo que possa ser alcançada excelência no ensino e no aprendizado.
Palabras clave : Feedback Construtivo; Liderança Instrucional; Formação de Capacidade; Desenvolvimento de Professores; Aspirantes a Líderes Instrucionais; Feedback para o Ensino.