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Educação
versión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
ARAUJO, Clarissa Martins de y SILVA, Everson Melquíades da. Formação continuada de professores: tendências emergentes na década de 1990. Educação. Porto Alegre [online]. 2009, vol.32, n.03, pp.316-325. ISSN 1981-2582.
Realizamos uma pesquisa bibliográfica, onde foram selecionados estudos que buscaram problematizar a formação continuada de professores na perspectiva do estado do conhecimento e suas diferentes tendências e modalidades. Identificamos duas grandes tendências que surgiram na década de 1990: (1) Liberalconservadora e (2) Crítico-reflexivo. Nossa compreensão é a de que para elevar a qualidade da atuação dos professores, é imprescindível mobilizar ações capazes de viabilizar melhorias nas condições de trabalho, carreira e salário, mas principalmente impulsionar a renovação dos sistemas de formação continuada, a partir da tendência crítico-reflexivo.
Palabras clave : Formação Continuada; Tendências na Formação Continuada; Formação Crítico-Reflexiva; Formação Liberal-Conservadora.