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Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
TOOMELA, Aaro. A compreensão Vygotskyana (mas só em parte de Vygotsky) da educação especial. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.347-361. Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.31795.
Neste artigo, os princípios gerais da educação especial são discutidos a partir da perspectiva Vygotskyana. Em primeiro lugar, sugere-se que, para a compreensão da educação especial em particular e da psique e seu desenvolvimento em geral, a epistemologia estrutural-sistêmica deve ser aplicada. Para entender a educação especial, a psique e seu desenvolvimento devem ser entendidos em diferentes níveis de análise. Neste artigo, a primeira vida é definida com o intuito de definir a psique como uma forma especial de vida. A psique, no nível seguinte e mais específico da análise, é diferenciada em partes complementares, do indivíduo e de seu ambiente. O ambiente é definido em seguida, e distinguido teoricamente em quatro tipos. Nesta base teórica, a pedagogia e a educação especial são definidas. A educação especial deve basear-se na compreensão completa do aprendiz em diferentes níveis de análise: de acordo com estágios gerais de desenvolvimento, de acordo com o desenvolvimento durante o estágio, e no nível da estrutura do conhecimento. Destacam-se dois alvos principais da educação especial e três estratégias básicas de reabilitação neuropsicológica e educação especial.
Palabras clave : Educação especial; Vygotsky; Luria; Estratégias; Epistemologia estrutural-sistêmica.