Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
CASTRO, Mad Ana Desirée Ribeiro. O trabalho docente nos cursos técnicos integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Goiás. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.427-436. Epub 05-Jul-2019. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.25716.
Este artigo aborda o trabalho docente nos cursos técnicos integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo analisar dados levantados, por meio de questionário, sobre quem são e como desenvolvem a prática pedagógica os docentes dos cursos técnicos integrados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Goiás (IFG). A análise é realizada a partir da formação desses docentes, e para isso, recupera-se tanto a trajetória histórica da EJA quanto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como modos educativos vinculados à formação de trabalhadores “pobres”. O artigo reitera como desafio educacional para a profissionalização dos trabalhadores estudantes, dentre outros, a formação dos docentes que atuam na EJA e na EPT.
Palabras clave : Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional e Tecnológica; Formação docente; Trabalhadores.