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Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
ZIMBICO, Octavio Jose. História, política e educação: o novo modelo de escolarização primária em Moçambique. Educação. Porto Alegre [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.67-76. Epub 10-Jun-2019. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28623.
Este texto trata do modelo de escolarização primária em Moçambique, de 1975 a 1982, partindo da questão: até que ponto as mudanças organizacionais afetaram esse modelo, ao nível das políticas educativas e das propostas paradigmáticas? A metodologia consistiu na revisão bibliográfica e análise da revista Tempo. Concluímos que a escola primária moçambicana é um modelo político, que, em termos organizacionais é centro democrático e de formação do homem novo1. Ao nível da política educativa era um modelo a replicar. Em termos de propostas paradigmáticas, as relações entre os sujeitos (alunos e professores) deviam se basear no nacionalismo e na emancipação.
Palabras clave : Modelo escolar; Escola primária moçambicana; Espaço de debate.