Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
CAMPOS, Maria Idalina Krause de; DINARTE, Luiz Daniel Rodrigues y CORAZZA, Sandra Mara. O espiritografista contemporâneo: um fazer poético tradutório na educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2020, vol.43, n.2, e31718. Epub 01-Feb-2021. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.31718.
O texto dá a ver um fazer poético tradutório espiritográfico possível na educação contemporânea. Defende que o espiritografista ocupa três lugares funcionais e de autoformação constante – do estudante, do escritor e do educador (EEE) – em laboratório próprio e singular que age através da variação de si. Toma o método espiritográfico como agente capaz de movimentar corpo-espírito-mundo, para realizar processos tradutórios didáticos no espaço da aula. Utiliza-se dos variados procedimentos de escrita do pensador e poeta Paul Valéry e os transforma em processos experimentais e literários que ativam o eu-empírico de um espírito aventureiro que lê e escreve. Mostra e conclui que o professor-pesquisador, ao valer-se dos procedimentos de tal método, dissemina aventuras didáticas do desejo de educar, transcriando por esta via a realidade curricular.
Palabras clave : educação; tradução; poética.