Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
LOPES, Juliana Crespo; MAGALHAES, Suzana Maria do Nascimento; MOURA, Ana Luísa Lopes Lima y PULINO, Lucia Helena Cavasin Zabotto. Autonomia e responsabilidade: trajetórias no processo de tornar-se professora. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e33183. Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.33183.
A partir das reflexões de duas formandas de Pedagogia acerca de uma experiência de prática pedagógica vivenciada em uma disciplina no primeiro semestre do curso, discute-se acerca da construção da autonomia e da responsabilidade no meio acadêmico. Entendendo que se fazia necessário despertar em estudantes o interesse pelo aprendizado, a docente pautou-se em Carl Rogers para elaborar a disciplina de modo a promover um ambiente onde estudantes fossem conscientes e ativos no processo de construção de conhecimentos. Especificamente no tocante à formação de professores, entende-se que é ainda mais vital que exista e se amplie esse tipo de experiência ao longo da graduação, tanto com vistas a uma formação de mais envolvimento e qualidade quanto no fomento de novas práticas pedagógicas na educação básica por meio da atuação de estudantes que se tornam docentes.
Palabras clave : autonomia; formação de professores; educação centrada em estudantes.