Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
MAGALHAES JUNIOR, Antônio Germano; NETA, Maria de Lourdes da Silva y SANTOS, Maria Terla Silva Carneiro dos. Saberes da docência universitária: um estudo com professores de ensino de História. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.2, e33909. Epub 25-Abr-2022. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.2.33909.
Esta escrita, resultado de investigações realizadas por um grupo de pesquisadores, objetivou compreender a constituição dos saberes que são mobilizados nas práticas de ensino de professores atuantes na área de “história e ensino” do Curso de Licenciatura em História, ofertado por uma instituição de ensino superior (IES) pública cearense. Para tanto, levou-se em consideração aspectos da trajetória de vida, que estão para além de sua experiência acadêmica e profissional. Em face de privilegiar a abordagem qualitativa, escolhemos o Estudo de Caso como opção de caminho metodológico e, recorremos à pesquisa bibliográfica e documental, e, entrevistas semiestruturadas. Os resultados, analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática, revelaram que os saberes mobilizados nas práticas de ensino dos professores investigados contemplam saberes da formação, da experiência, da ação pedagógica e sua constituição corrobora o caráter personalizado desses saberes que as pesquisas da área vêm mostrando.
Palabras clave : docência universitária; saberes docentes; professores de ensino de história.