Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
CONTE, Elaine y SANTOS, Cristiele Borges dos. Experiências pedagógicas em mini-histórias. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-41117. Epub 17-Jul-2023. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.41117.
O artigo analisa algumas experiências formativas desenvolvidas com professores no campo da educação infantil e voltadas para a práxis com mini-histórias. Trata-se de discutir, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico na EI, para contextualizar as práticas ético-estéticas de mini-histórias à criação de conhecimentos. As mini-histórias se configuram como formas de ver e narrar o mundo infantil, sob o olhar dos professores. As contribuições da investigação estão vinculadas aos processos reflexivos do agir pedagógico, no ato de interagir, de fortalecer as reelaborações com mini-histórias, que envolvem a leitura das questões humanas, para aprender a olhar, escutar, investigar, realizar o gesto de fotografar, escrever e aprender a ser um professor sensível.
Palabras clave : mini-histórias; educação infantil; experiências pedagógicas.