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Educação
versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582
Resumen
SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos y SOUSA, Ricardo Gonçalves de. Homens na docência da educação infantil: da memória bibliográfica ao estado da arte. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e-44636. Epub 20-Mar-2024. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44636.
O objetivo deste artigo é tentar construir uma memória coletiva da produção bibliográfica de pesquisas sobre homens na educação infantil por meio da análise de teses de doutorado e dissertações de mestrado publicadas em programas de pós-graduação no Brasil. Foi realizada uma busca bibliográfica no Banco de Pesquisa de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) onde foram encontrados 46 estudos (cinco teses e 41 dissertações de mestrado) publicados entre 1996 e 2022. Os resultados mostram que as pesquisas da década de 1990 abrangem a gênese dos estudos sobre os homens na educação infantil, enquanto trabalhos da década de 2000 mostram a inserção de professores do sexo masculino como fenômeno de gênero. Foi identificada uma vasta produção de pesquisas sobre homens na educação infantil entre 2010 e 2019, enquanto a década de 2020 é marcada pela intensificação da produção de conhecimento na área. Nas conclusões, discute-se algumas lacunas na produção acadêmica e a necessidade de ampliação dos estudos que evidenciem os rumos das pesquisas sobre homens na educação infantil na pós-graduação brasileira.
Palabras clave : professores homens; educação infantil; memória da produção acadêmica; teses e dissertações.