Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
PAQUIELA, Eliane Oliveira de Andrade; FIGUEIREDO, Eluana Borges Leitão de; LEMOS, Patrícia Ferraciolli Siqueira y ABRAHAO, Ana Lúcia. Experiência, sentido e palavra: reflexões sobre o ensino da história da enfermagem. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e23. Epub 31-Dic-2023. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s15982.
Este estudo tem por objetivo refletir sobre os efeitos da estratégia de aprendizagem ativa na disciplina de História de Enfermagem de uma faculdade no Rio de Janeiro para alunos e docência em Enfermagem a partir da composição entre experiência, sentido e palavra proposta pelo filósofo Jorge Larrosa. Trata-se de um estudo de reflexão realizado a partir de uma experiência docente com alunos do primeiro período de graduação entre os anos de 2018 e 2020. A atividade se desenvolveu em três momentos: busca ativa sobre as referências profissionais históricas e contemporâneas, análise desses achados e construção coletiva de um livro. Dessa forma, percebemos que, com base nas metodologias ativas, houve protagonismo dos graduandos no processo de ensino e aprendizagem sobre a história da enfermagem, conhecimento fundamental para o exercício da profissão. Refletiu-se, assim, que o uso de estratégias inovadoras e ativas na disciplina de Enfermagem pode gerar repercussões positivas tanto para alunos quanto para a docência em si.
Palabras clave : Enfermagem; História da Enfermagem; Inovação; Educação em Enfermagem; Aprendizagem Ativa.