Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
BOTEGA, Gisely Pereira. Autoconceito de Crianças Quilombolas: por entre as vozes das avós e dos/as professores/as. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.48-64. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271991107.
Este artigo tem como objetivo investigar sobre a constituição do autoconceito de crianças negras moradoras do quilombo Toca de Santa Cruz, localizado no município de Paulo Lopes/ SC, Brasil. Para a obtenção dos dados fez-se um recorte do trabalho de Botega (2006) o qual analisou e observou as crianças negras no contexto do quilombo e de uma escola estadual durante um ano letivo. Neste artigo o foco será sobre as implicações das vozes das avós e dos professores na constituição do autoconceito das crianças negras. Na pesquisa utilizou-se a abordagem etnográfica para coletar os dados, foram feitas observações participantes em duas salas de aula, nos intervalos e aulas de Educação Física, entrevistas semiestruturadas com três professores/as e construído um livro no qual pesquisadora e crianças negras entrevistavam suas avós no espaço do quilombo. Os resultados obtidos apontam para uma valorização da escola e das crianças por parte das avós e, um discurso que evidencia as dificuldades de aprendizagens e a igualdade racial diante dos conflitos por parte dos professores. Ficou evidente que as crianças negras criam estratégias para conviverem no espaço da escola, observadas em suas atitudes cotidianas. Assim, o autoconceito se constitui a partir das interações nos contextos sócio-educativos, entre eles, o da escola e do quilombo.
Palabras clave : Autoconceito; Crianças Negras; Escola; Quilombo.