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Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
MORO, Angélica Balconi et al. Validação de um instrumento para medir o clima organizacional entre alunos de programas de pós-graduação de uma IES. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.181-195. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271991007.
O artigo apresenta resultados da pesquisa que teve por objetivo adaptar e validar um conjunto de componentes e seus respectivos indicadores com a finalidade de compor as categorias de análise do clima organizacional para alunos de Programas de Pós-Graduação (PPG) de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Participaram da amostra, 200 alunos de quatro PPGs de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizado um questionário composto por duas partes: uma com sete questões referentes aos dados de identificação, e outra referente ao clima organizacional que foi construída com base na metodologia de Luz (2003) e Rizzatti (2002) e adaptada à realidade dos PPGs em questão. O mesmo passou por uma avaliação de adequabilidade, sendo submetido à validação semântica e de conteúdo. Após o levantamento dos dados, foram realizadas análises descritivas, fatoriais, rotação ortogonal varimax com normalização e cálculos de confiabilidade. Também foram avaliadas as comunalidades que atenderam o valor mínimo aceitável de 0,4. Assim, com a análise e a reestruturação dos componentes e indicadores, validou-se um modelo de análise de clima organizacional para alunos de PPGs. O resultado desta pesquisa servirá como fonte de informações aos gestores para o desenvolvimento de processos que visem à melhoria do clima organizacional, contribuindo para um maior desempenho dos PPGs.
Palabras clave : Alunos; Instituição de Ensino Superior; Pós-Graduação; Clima Organizacional.