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Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
ROCHA, Maria Fernanda Jorge; BITTAR, Marisa y LOPES, Roseli Esquerdo. O Professor Mediador Escolar e Comunitário: uma Prática em Construção. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.3, pp.341-353. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271991523.
A função de professor mediador escolar e comunitário (PMEC) foi instituída no Estado de São Paulo, Brasil, em 2010, através da implantação do Sistema de Proteção Escolar, cujo propósito é coordenar o planejamento de execução de medidas de prevenção, mediação e resolução de conflitos no ambiente escolar. Este estudo visou caracterizar os PMEC alocados em uma Diretoria de Ensino do interior paulista, com a construção do seu perfil e, especialmente, reunindo e discutindo suas proposições e estratégias de ação. Para tanto, lançou mão da aplicação de um questionário que alcançou 82% deles. Verificou-se que a principal ação foi o combate à evasão escolar, diretriz da referida Diretoria, para o quê os PMECs buscaram apoio em serviços de saúde, Conselho Tutelar, serviços de segurança pública e naqueles de proteção social, numa perspectiva centrada no indivíduo, especificamente o aluno, ao invés de uma perspectiva também coletiva que abrangesse outros atores escolares e comunitários.
Palabras clave : Professor mediador; Mediação de conflito; Escola pública; Rede social de suporte.