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Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
RIBEIRO, Patrícia Batista y SANTOS, Roseli Albino dos. Diversidade étnico-racial e as interações sociais na Educação Infantil. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.985-1000. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271991898.
O presente artigo está relacionado ao cotidiano das crianças de Educação Infantil no que se refere às interações sociais estabelecidas nesse ambiente escolar em relação à criança negra. Apresenta uma análise acerca de uma pesquisa realizada em uma instituição de Educação Infantil, que objetivou investigar como as interações sociais e relações raciais aconteciam entre crianças negras e brancas e com a professora da sala. Entendendo que este espaço escolar deve ser um ambiente que respeite a criança em suas individualidades e auxilie no desenvolvimento de habilidades de interação e respeito ao próximo, faz-se importante discutir a diversidade étnico-racial na escola. Para a realização do estudo utilizamos como instrumentos de coleta de dados entrevistas e observações do espaço escolar e da rotina da sala de aula. Os resultados apontam que as crianças, desde muito pequenas, conhecem e empregam categorias étnico-raciais em seus diálogos. Observou-se que nos momentos de brincadeira, em que estavam mais livres e autônomas para expressarem suas opiniões, as questões étnico-raciais surgiam em seus diálogos, no entanto, durante as brincadeiras elas se relacionavam sem que o pertencimento racial interferisse em suas interações. Vivências práticas em que a diversidade étnico- racial se fazia presente pareceu-nos possibilitarem para as crianças que esse assunto fosse tratado com mais naturalidade por elas. Buscamos por meio do presente texto, evidenciar a presença de questões étnico-raciais no contexto da Educação Infantil.
Palabras clave : Diversidade étnico-racial; Educação infantil; Interações sociais..