Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
SIQUEIRA, Silvia de y BRITTES, Leticia Ramalho. A produção do discurso pedagógico numa perspectiva dialógica. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.20-29. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271991890.
Este estudo objetiva discutir sobre como alguns aspectos da retórica clássica podem influenciar na produção do discurso pedagógico em sala de aula, reproduzindo moldes de uma educação tradicional e conservadora o que, em conformidade com Freire, pode ser considerada uma educação bancária. A partir disso, busca-se uma ressignificação deste discurso a partir de uma perspectiva discursiva da linguagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Assim, pretende-se abordar as contribuições da teoria discursiva de Bakhtin para a produção do discurso pedagógico dos professores na contemporaneidade. Antes disso, será exposto um panorama das discussões anteriores referentes ao discurso, enfatizando, principalmente, em determinados aspectos dois dos momentos mais relevantes nos estudos acerca da linguagem: a filosofia da linguagem grega, com sua noção retórica de linguagem e, historicamente, mais tarde, a filosofia de cunho marxista fundamentada por Bakhtin, focando a linguagem em seu viés social em detrimento do estudo da língua como código linguístico. Com base no trabalho realizado, destaca-se a necessidade de ressignificação na produção do discurso pedagógico dos professores a fim de que ocorra a produção do conhecimento através da relação dialógica entre estudantes e professores.
Palabras clave : Discurso; Dialogismo; Discurso Pedagógico; Escola.