Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
SCHRAIBER, Rogério Tubias y MALLMANN, Elena Maria. Performance pedagógica de tutores na educação a distância. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.757-775. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271992469.
Este artigo trata de um estudo sobre a performance pedagógica do grupo de tutores do Curso de Graduação de Professores para Educação Profissional, do Programa Especial de Graduação (PEG), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Objetiva-se abordar a performance pedagógica como um processo de transformação profundo e complexo que proporciona inovação no processo ensino-aprendizagem, a partir das tecnologias educacionais em rede, no contexto da tutoria na Educação a Distância (EAD). Trata-se de um procedimento metodológico de análise crítica e reflexiva sobre a performance pedagógica do referido grupo de tutores no período compreendido entre os anos de 2016 e 2017. Define-se o conceito de performance pedagógica como aquilo que os tutores realizam para exercer a tutoria e o conceito de fluência tecnológico-pedagógica como o conhecimento em relação à integração de recursos tecnológicos com finalidades educacionais. Além disso, analisam-se as ações que o grupo de tutores desenvolve na sua performance. Como resultado, constata-se que tanto a fluência tecnológico-pedagógica quanto a inovação são princípios básicos da performance pedagógica dos tutores. Conclusivamente, enfatiza-se a necessidade do grupo de tutores ampliarem os seus níveis de fluência tecnológico-pedagógica para que seja possível inovar em ações pedagógicas, potencializando o processo ensino-aprendizagem.
Palabras clave : Performance pedagógica; Fluência tecnológico-pedagógica; Inovação; Tutor.