Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
BUSH, Tony. Modelos de melhoria e liderança escolar: para a compreensão de uma liderança eficaz. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.107-122. Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271993067.
Após dar uma visão panorâmica dos diferentes enfoques sobre liderança escolar e destacar os pontos fortes e fracos de cada um, o autor adverte sobre a abordagem unidimensional das diferentes linhas. Enfatiza que, dado o complexo e imprevisível contexto educacional, não é aconselhável adotar uma única abordagem de “todos os eventos” e recomenda que os líderes possam distinguir cada situação e adotar a resposta de liderança mais apropriada para cada contexto. A leitura cuidadosa e a adaptação à realidade de cada escola é um sinal chave de qualquer processo de liderança, uma vez que “não há medidas que se ajustem a todos os tamanhos”.
Palabras clave : Liderança escolar; Contexto escolar.