Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
ROBINSON, Viviane. Rumo a uma liderança forte centrada no aluno: enfrentar o desafio da mudança. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.123-145. Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271993068.
Com base em uma revisão das origens e práticas envolvidas na liderança centrada no aluno, o autor enfatiza que, para liderar com um impacto positivo na aprendizagem e bem-estar do aluno, cinco dimensões devem ser consideradas: estabelecer objetivos em relação à aprendizagem, garantir um processo de ensino de qualidade, estar diretamente envolvido nos processos de desenvolvimento profissional do professor, garantir um ambiente seguro na escola e envolver-se com a comunidade à qual acrescenta uma “sexta dimensão ausente” na liderança da relação entre a escola e a comunidade. Para promover essas dimensões, o autor dá conta das principais capacidades que os gerentes devem ter: usar conhecimentos relevantes para tomar.
Palabras clave : Liderança escolar; Liderança centrada no aluno; Ensino de qualidade e relações entre a escola e a comunidade.