Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
SCHERER, Renata Porcher. A desgenerificação do trabalho nas novas configurações do capitalismo: implicações para pensar o trabalho docente. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.520-532. Epub 01-Ene-2020. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271993112.
O presente artigo tem como objetivo analisar as principais implicações das metamorfoses no mundo do trabalho na passagem de um paradigma fordista para um pós-fordista, para a profissionalização do trabalho docente. Para tanto, toma-se como material empírico três importantes estudos sobre a docência brasileira e aponta-se para a importância de considerarmos os diagnósticos acerca das mudanças no mundo do trabalho para compreendermos e complexificarmos o atual contexto vivido por professores e professoras. Inicia-se examinando as principais transformações ocorridas no capitalismo recente a partir do triunfo do pensamento neoliberal no Brasil, sinalizando para a emergência dos novos perfis profissionais que passam a ser exigidos no contexto atual. Após, apresentamos um diagnóstico sobre a profissionalização do magistério e o adoecimento docente no Brasil, evidenciando que o conceito de desgenerificação mostra-se como uma ferramenta importante para futuros estudos que busquem investigar tais temáticas.
Palabras clave : Trabalho docente; Capitalismo; Desgenerificação do trabalho.