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Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
PIO, Danielle Abdel Massih; BOCCHI, Silvia Cristina Mangini; VIEIRA, Camila Mugnai y CHIRELLI, Mara Quaglio. A reciprocidade na relação professor-estudante em um curso médico que utiliza métodos ativos. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.619-631. Epub 01-Ene-2020. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271992506.
A aprendizagem em alguns métodos ativos, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Problematização, depende essencialmente do vínculo entre professores e estudantes. A presente pesquisa teve o objetivo de compreender o processo experiencial de professores médicos com a formação profissional do estudante de Medicina de 1ª, 2a, 5a e 6a séries do curso médico de uma Faculdade do interior paulista e elaborar um modelo teórico representativo desse processo vivenciado. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e utilizou-se o referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. A amostra foi constituída por saturação teórica, que se deu na 19ª entrevista. O referencial teórico para a discussão dos resultados foi o Interacionismo Simbólico. Este artigo enfoca parte da categoria ‘Encontrando-se: capacitação, experiência e motivação como facilitadores permanentes dos métodos ativos’, especificamente a subcategoria ‘Vivenciando a reciprocidade ao operacionalizar o método ativo’. O estudo possibilitou aprofundar o conhecimento acerca dos pressupostos teórico-práticos subjacentes à docência, essencialmente no aspecto da relação professor-estudante. Discute-se o quanto o professor pode propiciar maior segurança ao estudante e ter sua prática fortalecida diante do seu papel nos métodos ativos. Assim, contribui para um processo essencial da formação permanente em métodos ativos de professores médicos e de demais categorias profissionais.
Palabras clave : Educação médica; Interação professor-aluno; Métodos de ensino.