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Cadernos de História da Educação
versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
VECHIA, Ariclê y LORENZ, Karl Michael. O COLLEGIO DE PEDRO II E A FORMAÇÃO DA MOCIDADE BRASILEIRA (1838-1889). Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.19-37. Epub 20-Mar-2024. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-2.
A organização do ensino secundário brasileiro, mantido pelo Estado, se inscreve no contexto dos debates sobre as finalidades do ensino secundário verificados na Europa, no século XIX. A criação do Imperial Collegio de Pedro II tinha entre outras, a meta de formar uma elite dirigente capaz de exercer as mais elevadas funções do Estado dignificando-o entre as nações mais ilustres e de assegurar o desenvolvimento do país. Os conhecimentos contemplados nos planos de estudos do colégio e a ênfase a eles atribuída, no período imperial, refletem o debate sobre a definição das finalidades do ensino secundário e a importância dos estudos clássico-humanistas versus científicos verificados em diversos países europeus, notadamente na França.
Palabras clave : Ensino secundário; Estudos científicos; Estudos clássico-humanísticos; Formação da mocidade; Plano de estudos.